segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conciliar os papéis de mãe e de profissional

O tão polêmico acúmulo de papeis da mulher acaba fazendo parte, em algum momento, da vida da maior parte das profissionais. A verdade é que quando chegam os filhos e a profissional sai para gozar sua licença maternidade sempre bate um pontinha de insegurança sobre os rumos da carreira.

E quando se trabalha com gente, e se pode ter várias faces (social, cultural, religiosa) tratando do mesmo assunto - maternidade e carreira - percebe-se claramente que apesar dos níveis de questionamento serem distintos, eles existem para todas as mulheres. Desde as empresárias e executivas de grandes grupos a técnicas e profissionais de nível operacional.

Equilibrar trabalho e maternidade é, hoje, um dos principais desafios das mulheres que exercem esses dois papeis. Mas é importante lembrar que preparar a mente durante a gestação e a licença a maternidade para ter um gravidez tranquila e produtiva e uma licença a maternidade bem aproveitada é fundamental.

O cuidar da alimentação e do corpo durante a gestação é tão importante quanto o planejamento dos afazerem que ficarão no ambiente de trabalho durante a licença, a organização da rotina mãe-bebê e a estruturação de como será a dinâmica mãe-profissional após o término da licença. Antever essas questões gera na mulher profissional um equilíbrio emocional de grande valor tanto para a gestação, quanto para a vivência saudável da licença maternidade e para o momento de voltar ao mundo do trabalho.

"Como organizarei minha rotina para conseguir praticar atividade física durante minha gestação?", "Quem me apoiará/auxiliará durante a licença em casa?", "Quais serão as atividades, pendências e respectivos responsáveis pelo que executo no meu trabalho durante minha ausência? Essas pessoas já estão sendo preparadas para assumir isso?", "Como me organizarei para retomar meu trabalho após o fim do período de licença maternidade? Quem ficará com o bebê? Como ficará a questão da amamentação?". Essas são apenas algumas das considerações a serem feitas para se planejar uma gravidez, uma licença e um retorno ao trabalho com a certeza de que se está sendo bem sucedida e competente no exercícios de tantos desafios exigidos por esses dois deliciosos papeis.